Descansando a Cabeça

Sunday, October 9, 2011

COBIT

PMBOK é para o gerenciamento de projetos.
ITIL é para a Entrega e Suporte de Serviços
COBIT é para o controle da


Características do Framework.


Foco no Negócio

Orientado a Processo

Padrão Aceito

Linguagem Comum

Requisitos Regulatórios

Transparência as atividades de TI para a organização. Assim a organização pode saber para onde estão indo os investimentos da TI. Assim pode-se evitar a vagabundagem sistemática.




ESCOPO da Governança de TI:

Entrega de Valor.



Gestão de Riscos.

Assim como o Gerenciamento de Projetos, a gerência de riscos inclui:

Mitigar os riscos => Implementação de controles que protejam a organização dos riscos, minimizando-os.

Transferência de Riscos => Passar a batata quente para terceiros.

Aceitação dos Riscos => Já que eles são inevitáveis mesmo, vamos aprender a lidar com eles.

Evitar o Risco => Opa, muito arriscado, vamos evitar. Qualquer coisa, a gente pode até deixar para lá, desistir.

Gerenciar Recursos.

Otimização de Custos, Outsourcing.
Outsourcing => Basicamente a terceirização, já que é muito caso treinar e manter infraestrutura para fazer 
uma determinada atividade, então contratamos ela de fora.

Medição de Desempenho.

Como saber se algo está dando certo? Temos então que medir o desempenho dos processos, porque senão você não poderá gerencia-lo;

Utiliza-se Balanced Scorecards.

Processos de TI

Os processos de TI têm atividades.

Critérios da Informação (Requisitos):

CCEQEECID

Conformidade: Aderência a requisitos externos, como leis e regulamentos.

Confiabilidade

Qualidade:

Eficiência: Entregando a  informação corretamente.

Eficácia: Entregando a informação correta.

Confidencialidade:

Integridade:

Disponibilidade:

Recursos de TI

Aplicações => Sistemas automatizados e procedimentos manuais.

Pessoas => Podem ser internos ou terceirizados.

Infraestrutura => Sistemas operacionais, softwares, rede, SGBD, sistemas multimidia...

Informação => formulários de entrada, relatórios... etc


Recursos de TI

KGI : Key Goal Indicators , é para saber se você fez o gol, isto é, se a organização conseguiu chegar onde queria.

KPI: Key Peformance Indicators, isto é, diferente dos KGI são medidas antes dos fatos.

Modelo de Maturidade:

Devivado do modelo CMM, nos diz onde a organização está hoje

Uma organização pode ser

Inexistente     => caos. A organização não sabe bem mesmo que ali reside um problema. Porém é muita bobagem da godelagem de ti colocar uma organização com essa classificação. Eles dessa forma subestimam a inteligência das pessoas. Mesmo um dono de budega com ensino fundamental incompleto desenvolve um processo informal para gerenciar seu negócio.
Inicial             => Ad-hoc, não existe um processo organizado.
Repetível       => Pessoas seguem o processo mas não está definido. Como um conhecimento indígena.
Definido         => Formalização e Comunicação dos processos na organização, porém desvios não serão detectados.
Mensurável   => Automatização e ferramentas já são utilizadas, porém de forma incipiente.
Otimizado      => TI utilizada como um caminho integrado para automatizar o fluxo de trabalho.


Objetivos de Controle

Cada processo do Cobit tem um objetivo de controle de alto nível e cada objetivo de controle em alto nível pode ser desbulhado em vários objetivos de controle detalhados.

Envolve políticas, procedimentos e práticas.

As práticas de controle definem como algo deve ser feito e porque. (Milagree... alguém da godelagem de TI disse "como" algo deve ser feito.

Existem pelo menos duas práticas de controle detalhadas para cada objetivo de controle.

Domínios.

Planejamento e Organização => Abrangência estratégica. Como a TI pode melhor contribuir para o atendimento dos objetivos do negócio.

Aquisição e Implementação =>Basicamente esse domínio checa se novos projetos ou manutenção em infra-estrutura existente.

A palavra chave aqui  é "novo .*" { novo projeto, novo sistema } também alteração dos mesmos.
  • Identificar Soluções Automatizadas
  • Adquirir e Manter Software Aplicativo
  • Adquirir e Manter Infraestrutura Tecnológica
  • Adquirir Recursos de TI
  • Habilitar operações de uso
  • Gerenciar Mudanças
  • Instalar e Homologar  Soluções de Mudança
Entrega e Suporte => Aqui checa se os custos estão ótimos.

Monitoramento e Controle => A palavra chave aqui é controle.

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