Descansando a Cabeça

Thursday, October 20, 2011

CMM

O CMM envolve a aplicação dos princípios de qualidade total.
É uma metodologa de diagnóstico e avaliação da maturidade.

Estrutura do CMM

  • Níveis de Maturidade
  • Áreas-chave do processo
  • Objetivos
  • Características Comuns
  • Práticas-base


Níveis de Maturidade

São 5 níveis de maturidade.




Como meu broder muito bem mencionou. Para fazer o concurso, é bom

IR DE GOL

Inicial => Poucos processos definidos, não se consegue fazer previsões e os imprevistos são comuns. O desenvolvimento do software é confuso. Pegam-se os requisitos e sem passar pelo menos uma manteguinha vai logo para a codificação. Documentação é desprezada. Dependência de heróis e bombeiros. A palavra mais usada aqui é ad hoc.

Não dispõe de nenhum processo.
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Repetível => Aqui já começa a preocupação com a gerência do projeto. Começa a prática se fazer reuniões semanais, de acompanhamento do cronograma. Aqui os gerentes já conseguem identificar os problemas. Porém os processos só funcionam se mudanças não ocorrem.


Note a figura. Os marcos do processo e o seu status já são visíveis. Aqui técnicas de gerenciamento de projetos são estabelecidas para mapear custos, prazos e funcionalidades.

Os requisitos do cliente e os produtos de trabalho são controlados.
As práticas básicas de gerenciamento de projetos estão estabelecidas.
Esses controles possibilitam a visibilidade do projeto em momentos  definidos (como se pode ver na figura, os marcos); Então esse processo é visto como uma sucessão de caixas-pretas. Quando termina cada caixinha preta dessa é que a organização vê o progresso do software, que nem a empresa onde eu trabalhava. O que seria cada caixa preta dessa:

Criação da Arte => Montagem do Layout => Programação => Colocação do Conteúdo => Publicação.

Porém em cada etapa dessas a empresa não tinha a menor noção de como estava o andamento do projeto.

A gerência reage a problemas quando eles ocorrem. 


  • Gestão de Requisitos  ( RM )
  • Planejamento do Projeto ( SPP )
  • Supervisão e Acompanhamento de Projeto de Software ( SPTO )
  • Gestão de Subcontratação de Software ( SSM )
  • Garantia da Qualidade de Software (  SQA )
  • Gestão de Configuração de Software (SCM)


Definido => Os processos permitem adaptação e mudança. Mesmo se a coisa tiver preta os gerentes ainda têm o controle do processo ( Lembre-se, isso é o mundo mágico da godelagem de ti, é absurdo, eu sei, mas decore essa tranqueira só para passar no concurso, depois esqueça pq isso n serve pra nada). Essa gestão é feita baseada na experiência da equipe. Aqui o processo já começa a ser bem documentado. Atividades planejadas, estáveis e repetitivas.  As funções e responsabilidades no processo são bem entendidas. A produção do produto de software é visível através do processo de software.

Processos previstos apenas qualitativamente.


  • Foco no Processo da Organização (OPF)
  • Definição do processo da organização ( OPD )
  • Programa de Treinamento ( TP )
  • Gestão Integrada de Software ( ISM )
  • Engenharia de Produto de Software ( SPE )
  • Coordenação entre Grupos (IC)
  • Revisões Técnicas Formais (PR)


Gerenciado => Aqui a gestão de processos já tem tratamento quantitativo. A produtividade e qualidade são medidas em todos os produtos e processos.

A principal diferença com o nível anterior é que aqui o desempenho dos processos já pode ser medido quantitativamente, tais como técnicas estatísticas. Aqui o desempenho do processo já pode ser previsto.

Previsto quantitativamente e qualitativamente.
  • Gestão quantitativa dos processos (QPM )
  • Gestão da qualidade de software (SQM)

Otimizado => Gerentes agem de forma pró-ativa. A eficiência é usada para análise de  novas tecnologias.
Avaliação constante da equipe para tornar o trabalho mais produtivo.
  • Prevenção de Defeitos (DP)
  • Gerência de Mudança Tecnológica (TCM)
  • Gerência de Mudanças de Processos (PCM)
A TCM foi parar na DP da Polícia Cívil de Mossoró.

Áreas-chave do processo

São 18 áreas-chave

Objetivos

São 52 objetivos

Características Comuns

  • Compromisso para realizar
  • Capacidade para realizar
  • Atividades realizadas
  • Medições e Análise
  • Verificar a Implementação

Práticas Base

Sâo 316 práticas

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