É uma metodologa de diagnóstico e avaliação da maturidade.
Estrutura do CMM
- Níveis de Maturidade
- Áreas-chave do processo
- Objetivos
- Características Comuns
- Práticas-base
Níveis de Maturidade
São 5 níveis de maturidade.
Como meu broder muito bem mencionou. Para fazer o concurso, é bom
IR DE GOL
Não dispõe de nenhum processo.
--
Repetível => Aqui já começa a preocupação com a gerência do projeto. Começa a prática se fazer reuniões semanais, de acompanhamento do cronograma. Aqui os gerentes já conseguem identificar os problemas. Porém os processos só funcionam se mudanças não ocorrem.
Note a figura. Os marcos do processo e o seu status já são visíveis. Aqui técnicas de gerenciamento de projetos são estabelecidas para mapear custos, prazos e funcionalidades.
Os requisitos do cliente e os produtos de trabalho são controlados.
As práticas básicas de gerenciamento de projetos estão estabelecidas.
Esses controles possibilitam a visibilidade do projeto em momentos definidos (como se pode ver na figura, os marcos); Então esse processo é visto como uma sucessão de caixas-pretas. Quando termina cada caixinha preta dessa é que a organização vê o progresso do software, que nem a empresa onde eu trabalhava. O que seria cada caixa preta dessa:
Criação da Arte => Montagem do Layout => Programação => Colocação do Conteúdo => Publicação.
Porém em cada etapa dessas a empresa não tinha a menor noção de como estava o andamento do projeto.
A gerência reage a problemas quando eles ocorrem.
- Gestão de Requisitos ( RM )
- Planejamento do Projeto ( SPP )
- Supervisão e Acompanhamento de Projeto de Software ( SPTO )
- Gestão de Subcontratação de Software ( SSM )
- Garantia da Qualidade de Software ( SQA )
- Gestão de Configuração de Software (SCM)
Definido => Os processos permitem adaptação e mudança. Mesmo se a coisa tiver preta os gerentes ainda têm o controle do processo ( Lembre-se, isso é o mundo mágico da godelagem de ti, é absurdo, eu sei, mas decore essa tranqueira só para passar no concurso, depois esqueça pq isso n serve pra nada). Essa gestão é feita baseada na experiência da equipe. Aqui o processo já começa a ser bem documentado. Atividades planejadas, estáveis e repetitivas. As funções e responsabilidades no processo são bem entendidas. A produção do produto de software é visível através do processo de software.
Processos previstos apenas qualitativamente.
Processos previstos apenas qualitativamente.
- Foco no Processo da Organização (OPF)
- Definição do processo da organização ( OPD )
- Programa de Treinamento ( TP )
- Gestão Integrada de Software ( ISM )
- Engenharia de Produto de Software ( SPE )
- Coordenação entre Grupos (IC)
- Revisões Técnicas Formais (PR)
Gerenciado => Aqui a gestão de processos já tem tratamento quantitativo. A produtividade e qualidade são medidas em todos os produtos e processos.
A principal diferença com o nível anterior é que aqui o desempenho dos processos já pode ser medido quantitativamente, tais como técnicas estatísticas. Aqui o desempenho do processo já pode ser previsto.
Previsto quantitativamente e qualitativamente.
Previsto quantitativamente e qualitativamente.
- Gestão quantitativa dos processos (QPM )
- Gestão da qualidade de software (SQM)
Otimizado => Gerentes agem de forma pró-ativa. A eficiência é usada para análise de novas tecnologias.
Avaliação constante da equipe para tornar o trabalho mais produtivo.
- Prevenção de Defeitos (DP)
- Gerência de Mudança Tecnológica (TCM)
- Gerência de Mudanças de Processos (PCM)
A TCM foi parar na DP da Polícia Cívil de Mossoró.
Áreas-chave do processo
São 18 áreas-chave
Objetivos
São 52 objetivos
Características Comuns
- Compromisso para realizar
- Capacidade para realizar
- Atividades realizadas
- Medições e Análise
- Verificar a Implementação
Práticas Base
Sâo 316 práticas
No comments:
Post a Comment